Menu

Instituto JNG filia-se à Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down – FEBASD

Instagram da FBASD

O Instituto JNG filia-se à Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down (FBASD) e torna-se assim o único representante da entidade no estado do Rio de Janeiro. Em comum, o compromisso de atuar por uma sociedade mais inclusiva, onde todo indivíduo, independentemente de suas condições e características, possa viver plenamente em um comunidade onde as diferenças são valorizadas e respeitadas.

Com mais de duas décadas de atuação, a FBASD tem sido uma voz consistente e transparente no diálogo com o poder público, resultando em conquistas significativas, como sua participação ativa na construção do programa “Viver Sem Limites” e na definição de políticas públicas voltadas para a atenção à saúde das pessoas com síndrome de Down.

Para o Instituto JNG, a parceria representa uma oportunidade de sedimentar a rede da FBASD no estado e, principalmente, na cidade do Rio de Janeiro. Um exemplo é a mobilização de autodefensores, um movimento crescente que valoriza o protagonismo de jovens com síndrome de down. Além disso, é uma chance de amplificar o alcance do seu modelo inovador de moradia independente com suporte individualizado e o diálogo com as famílias sobre vida adulta, e ainda de fortalecer a interlocução com o poder público para levar o modelo de moradia JNG para todo o país.

Sobre a FBASD:  A Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down (FBASD) tem por finalidade agregar associações, fundações e outras formas de movimento social, pessoa jurídica, em favor do desenvolvimento global das pessoas com síndrome de Down e de sua qualidade de vida, bem como defender seus direitos e garantias fundamentais, os valores da vida, ética, solidariedade, inclusão escolar, laboral e social, em especial o de viver plenamente em sociedade.

Sobre o Instituto JNG: Implementamos, em parceria com a Uliving, a primeira moradia independente com apoio profissional e individualizado do Brasil, no Rio de Janeiro, RJ. Oferecemos a perspectiva de jovens saírem da casa dos pais e fazer a transição para a vida adulta independente, como qualquer jovem almeja. A moradia independente amplia os horizontes do morador e sua família, promove a cidadania e amplia as possibilidades de inclusão na comunidade. E estamos chegando a novas cidades. Em São Paulo, SP, um grupo de 10 famílias está mobilizado e participando da FASE I do projeto, que leva de 6 a 8 meses para ser concluído. 

Não se esqueça de acessar as nossas redes!

Youtube: https://www.youtube.com/@InstitutoJNG

Instagram: @institutojng

Skip to content