Instituto JNG conquista Prêmio de Direitos Humanos da União Europeia
Publicado em: 24/05/2024 | Por: Instituto JNG | Notícia
“Receber esse prêmio é uma honra que nos comove. É o mais alto reconhecimento que poderíamos desejar pois a Declaração Universal é o projeto de humanidade que queremos para o nosso planeta, é a síntese que dá uma direção para esse mundo tão complexo, cheio de injustiças. E nesse planeta, as pessoas com deficiência ainda são tratadas como incapazes, doentes ou eternas crianças. Mas eles não são!”, afirmou Flavia Poppe em seu discurso de agradecimento
A Moradia para Vida Independente Rio de Janeiro e São Paulo do Instituto JNG é a vencedora do Prêmio de Direitos Humanos da União Europeia 2023-2024 – Juntos pela Tolerância e Inclusão. Veja a notícia pelo Instagram da UE: https://www.instagram.com/p/C6ybWzUBTjg
O programa lança um novo olhar para uma nova geração de pessoas com deficiência intelectual, TEA e T21. Uma geração que já vem se beneficiando de ações para sua inclusão na sociedade, como o acolhimento no diagnóstico, a educação em escolas comuns e para todos, novas práticas terapêuticas e tecnologias assistivas. Contudo, é urgente pensar também no ciclo de vida adulta, a fase mais produtiva do ser humano.
Rompemos com estereótipos associados à pessoa com deficiência – incapazes, doentes ou eternas crianças – promovendo uma abordagem respeitosa e inclusiva. Não se trata de pensar “onde depositá-los” na ausência de familiares, e sim do direito de terem sua casa para viver sua própria vida da forma que desejarem, com o apoio que precisam, com mais autonomia, bem estar e qualidade de vida.
Alinhados à Lei Brasileira de Inclusão e às diretrizes de desinstitucionalização da ONU, rompemos com o paradigma de instituições terapêuticas, assistenciais ou de cuidados de saúde, pautadas no modelo médico da deficiência. Na moradia independente do JNG, o apoio individualizado, a privacidade e a vivência na comunidade possibilitam o desenvolvimento de habilidades práticas e o amadurecimento de jovens e adultos com deficiência, independentemente de suas características e dificuldades.
Esperamos que a conquista desse prêmio seja um farol para iluminar novos caminhos, amplificando nossa voz e nosso alcance, para inspirar mudanças em prol de uma sociedade mais justa, igualitária e diversa.
Veja abaixo a entrega do prêmio na comemoração do Dia da Europa, em 9 de maio de 2024: