JNG lança programa de Inclusão Laboral e fortalece atuação na transição para a vida adulta
Publicado em: 27/08/2024 | Por: Instituto JNG | Notícia
É com grande alegria que lançamos o Programa de Inclusão Laboral, iniciativa que fortalece mais um pilar da transição para vida adulta independente: o trabalho. Este novo passo expande naturalmente a atuação do Instituto JNG, atendendo jovens adultos e suas famílias que fazem parte da nossa rede. O novo programa surgiu em resposta às famílias que nos procuram em busca de apoio para encontrar emprego para seus filhos. Paralelamente, algumas empresas também nos procuram para auxiliá-las na contratação de pessoas com deficiência.
Baseado na metodologia de acompanhamento do nível de autonomia já consolidada na Moradia Independente, o novo programa do Instituto JNG foi desenvolvido por nossa especialista Lívia Castro, que tem formação e atuação em Emprego Apoiado. Trabalharemos em rede com profissionais experientes nas áreas da pessoa com deficiência e empregabilidade e firmamos uma parceria com Alexandre Betti, professor, consultor e referência em emprego apoiado no Brasil.
Como funciona?
Nosso programa é composto por três etapas:
I. Assim como na moradia, o ponto de partida é uma Avaliação do Perfil que levanta os interesses, pontos fortes e necessidades de apoio voltadas para o trabalho, com o objetivo de proporcionar uma participação plena e significativa para o candidato. Nessa fase também indicamos potenciais empregadores.
II. Desenvolvimento e Contratação Profissional
III. Acompanhamento e Monitoramento
Os primeiros casos: Rio de Janeiro e São Paulo
Drausio Rebessi iniciou o processo há dois meses. Sua Avaliação de Perfil Laboral foi conduzida por Alessandra Arruda, sob a supervisão de Alexandre Betti, professor, consultor e referência em emprego apoiado no Brasil. Drausio já fez visitas a empregadores e já está na Fase II.
Legenda: Drausio, ao centro, com Alessandra e funcionário do Outback.
O segundo caso é de Pedro Baião, conduzido por Ana Paula Pacheco, a primeira coordenadora da moradia no prédio do Flamengo. Pedro e seus pais são parceiros do Instituto JNG desde o projeto-piloto, em 2020, sensibilizando outras famílias sobre a importância da moradia para vida independente na transição para a vida adulta de jovens com deficiência
Legenda: Pedro e Ana Paula no primeiro encontro
Estamos muito felizes em seguir colaborando para ampliar os horizontes de jovens adultos com deficiência e suas famílias.
Quer saber mais?
Preencha o formulário Mais Informações que entraremos em contato assim que possível.