Menu

Jornada da Moradia e da Vida Adulta: como preparar seu filho para um futuro mais independente? 

O Instituto JNG expande para São Paulo a iniciativa pioneira de moradia independente para adultos neurodivergentes ou com deficiência intelectual,  após a bem-sucedida experiência no Rio de Janeiro desde 2021. 

O projeto busca formar um grupo inicial de pelo menos 10 moradores e, para isso, lança em março de 2025 uma nova turma do curso Jornada da Moradia e da Vida Adulta, programa que orienta as famílias sobre como planejar um futuro mais independente, com segurança e apoio profissional.  O diferencial do curso é a Avaliação de Perfil​ e Autonomia, que mapeia potencialidades e ​nível de apoio e traça um Plano Personalizado de Apoio com diretrizes orientações práticas para ​maior independência o dia a dia.​ 

A Jornada é um programa de mentorias, encontros e palestras que capacita jovens e adultos neurodivergentes ou com deficiência intelectual, e suas famílias, sobre autonomia e vida adulta. A vida independente não significa que filhos ou irmãos decidirão tudo sozinhos, mas sim que terão a chance de assumir o protagonismo de suas escolhas, com o apoio que precisam. E a família tem um papel crucial nesse processo! 

“Eu agradeço a iniciativa do Instituto JNG por criar esse movimento no Brasil, aqui na França já existe, pois o objetivo de todo mundo é ser autônomo e independente. Esse trabalho é da maior importância e eu fico muito feliz de participar com Drausio, com esse grupo maravilhoso e diverso, onde cada um vai poder ser independente, todo mundo junto”, diz Laura Rebessi, irmã do Drausio, participantes da Jornada 2024 (foto abaixo).

Datas e Investimento

O programa dura de 13 de março a 28 de abril, com encontros online semanais. O investimento é de R$ 4.350,00 em 3 parcelas sem juros. Famílias que concluírem a Jornada e estiverem prontos para dar mais um passo, juntam-se ao grupo de cinco famílias que já participaram da Jornada de 2024 e decidiram, com seus filhos, que irão para a Moradia Independente em São Paulo. O ideal é formar um grupo de 10 moradores para viabilizar a moradia de maneira sustentável. Caso não seja possível atingir esse número, vamos verificar se os custos permanecem acessíveis para todas as famílias afim de viabilizarmos o quanto antes a moradia independente em São Paulo.

Inscreva-se clicando aqui

Conheci o JNG há muitos anos, em um congresso, quando a Flavia apresentou a proposta da moradia da Ability Housingl. Naquele momento, me encantei com o modelo, pois fazia todo sentido para mim e para o futuro que desejo para o Rafael. Quando soube que a moradia independente finalmente chegaria a São Paulo, não hesitei em participar. Agora, sigo torcendo para que tudo dê certo e para que esse sonho se concretize — não só para nós, mas para todas as famílias que, como a minha, acreditam na autonomia e no futuro de seus filhos“, declara Marta (foto ao lado), mãe do Rafael.

Sobre o Instituto JNG

O Instituto JNG é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que concebe, desenvolve e implementa projetos e ações que promovem a vida independente de jovens e adultos neurodivergentes ou deficiência intelectual. Por seu pioneirismo e inovação com o projeto da primeira  moradia independente do Brasil, recebeu em 2024 o Prêmio de Direitos Humanos da União Europeia 2023-2024 – Juntos pela Tolerância e Inclusão.

Desde sua fundação, o Instituto atendeu 50 adultos entre 18 e 52 anos de idade e suas famílias. O foco de atuação são soluções de apoio personalizado para que eles possam fazer a transição para a vida adulta, construir um futuro com mais autonomia e independência e ter seu próprio projeto de vida.

As iniciais J, N e G são uma homenagem a João, Nicolas e Gabriella, três jovens com deficiência intelectual que eram amigos de escola.  Eles inspiraram suas mães a  fundar o Instituto JNG para promover o debate sobre a transição para vida adulta de pessoas neurodivergentes ou com deficiência intelectual. 

Saiba mais 👇🏼

Redes sociais: @institutojng

Site: www.institutojng.org.br

YouTube: https://www.youtube.com/@InstitutoJNG

Skip to content