Menu

Ciclo de Palestras Moradia e Vida Adulta Independente

Rio de Janeiro, junho de 2023. O ciclo de palestras JNG aborda os diferentes aspectos da vida adulta da pessoa com deficiência e/ou autismo, na perspectiva da moradia. E por que moradia? Por que, além de ser um tema pouco discutido, inclusive na esfera pública, a moradia é, antes de tudo,  um direito previsto na Lei Brasileira de Inclusão (LBI) – art. 31: “A pessoa com deficiência tem direito à moradia digna, no seio da família natural ou substituta, com seu cônjuge ou companheiro ou desacompanhada, ou em moradia para a vida independente da pessoa com deficiência, ou, ainda, em residência inclusiva.”

São 8 encontros semanais, de 10 de julho a 28 de agosto,  sempre às segundas-feiras, às 19h, pela plataforma Zoom.  O valor da inscrição é de 45 reais por palestra, assim você pode escolher os temas de seu interesse, sem se comprometer com uma agenda fixa.  Inscrições no link Ciclo de Palestras JNG

No Instituto JNG acreditamos que é fundamental olhar para seu filho(a) e reconhecê-lo(a) como o adulto que ele(a) é, na sua singularidade e com todo o seu potencial.  Em nossa sociedade, o adulto com deficiência intelectual e/ou autismo é, na maioria das vezes, infantilizado ou tratado como doente ou incapaz.

Sabemos que os desafios são maiores, que o caminho é mais tortuoso e com menos opções para pessoas com deficiência, seja para fazer amigos, arrumar um trabalho, construir uma família ou ter a sua própria casa. Ainda assim, existe um horizonte possível para uma vida com mais autonomia, mais independência, basta que esse adulto tenha os apoios necessários de acordo com sua singularidade.

Preparamos um conteúdo especial baseado em nossa vivência no dia a dia da moradia JNG e que responde às principais dúvidas que recebemos das famílias sobre autonomia e vida adulta independente. O programa é voltado para jovens, famílias, profissionais de saúde, educação, assistência social, direito e demais atuantes na área da pessoa com deficiência e/ou autismo, além de integrantes de Organizações da Sociedade Civil interessados na temática. 

Como é de praxe em nossos eventos, contaremos com as participações especiais dos protagonistas: os jovens adultos da primeira moradia independente do Brasil, seus pais e a equipe de apoio do JNG. Temos muitas histórias para compartilhar sobre a importância de acreditar em novos horizontes. 

Programação 

DataTema
10 de julhoComo dialogar em família sobre transição para vida adulta, seus desafios e possibilidades?
17 de julhoA moradia como direito
24 de julhoModelos de moradia para adultos com deficiência intelectual e/ou autismo
31 de julhoA vida na moradia JNG
7 de agostoO papel da equipe de apoio na moradia independente JNG
14 de agostoA importância da rede de apoio: médicos, terapeutas, grupos, amigos, irmãos
21 de agostoMeu Suporte JNG: e se eu já tenho meu apartamento?
28 de agostoComo viabilizar o modelo de moradia independente em outras cidades e para mais pessoas?
Skip to content