Menu

Construindo Pontes: apoio na transição para vida adulta de pessoas com Síndrome de Down

Jessica Cardoso, Karla Garcia, deputado estadual José Milton e participantes do seminário

Nossa diretora Flavia Poppe esteve em Itajaí, em Santa Catarina, no dia 22 de setembro, participando do IV Seminário Regional de Atualização sobre Síndrome de Down, com o tema “Conosco, e não por nós”. O evento foi uma iniciativa da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Alesc – Assembleia Legislativa de Santa Catarina em parceria com a entidade Amor pra Down. Foi uma experiência enriquecedora e emocionante, ao lado de parceiros como Leila Castro, IJC; Pedro Toscano, ASID; Jessica Cardoso, Amor pra Down; Karla Garcia Luiz, do IFSC e  Instituto Cáue e do Deputado José Milton Scheffer, vice-presidente da Comissão. 

Os temas escolhidos foram excelentes e atuais, abrindo portas para uma conversa aberta sobre os desafios e oportunidades de adultos com Síndrome de Down: Envelhecimento, Emancipação familiar, Empregabilidade, Sexualidade e Moradia para Vida Adulta Independente.

Estivemos com famílias e jovens com Síndrome de Down para compreender suas necessidades, aspirações e preocupações. Trocamos experiências sobre as questões que cercam a fase adulta e compartilhamos dados e histórias inspiradoras que mostram que,  com o suporte adequado, todos podem desenvolver seu potencial. Como afirma Flavia:

“Foi uma oportunidade de compreender as complexidades desse processo 

e perceber a necessidade de criar soluções adequadas.”

A primeira palestra, sobre envelhecimento, provocou a reflexão sobre o ciclo da vida e a importância de cuidar e planejar o futuro. Em seguida, a emancipação familiar destacou a importância do apoio e da autonomia para as pessoas com Síndrome de Down. O tema da empregabilidade trouxe à tona o potencial de cada pessoa e abriu os olhos da audiência para o talento e a determinação que muitas vezes são subestimados. A sexualidade, um assunto delicado e vital, destacou a importância de educar e informar as pessoas com Síndrome de Down para que possam tomar decisões saudáveis em suas vidas afetivas e sexuais.

Por fim, a palestra de Flavia Poppe sobre moradia para vida adulta independente ressaltou a necessidade e a importância de criar ambientes que permitam e incentivem a autonomia e a independência de adultos com Síndrome de Down. Para promover uma sociedade inclusiva e equitativa é essencial envolver todas as partes interessadas e ouvir as vozes daqueles que são diretamente afetados. Famílias e toda a rede de apoio (profissionais de saúde e terapeutas) tem papel fundamental nessa jornada de crescimento e independência. E todos somos responsáveis por garantir e cobrar que as pessoas, independentemente de suas diferenças, tenham a oportunidade de viver vidas plenas e significativas. 

“Foi uma jornada de aprendizado, empatia e amor, e estamos prontos

para continuar esse caminho juntos“, acrescenta Flavia Poppe

Skip to content