Menu

Instituto JNG é o mais novo membro da EASPD – a maior rede europeia de serviços para pessoas com deficiência

O Instituto JNG, referência nacional em serviços para autonomia e vida adulta independente, é o mais novo membro observador da European Association of Service Providers for Persons with Disabilities – EASPD, principal rede europeia de provedores de serviços para pessoas com deficiência, com sede em Bruxelas, na Bélgica.

A decisão foi oficializada na Assembleia Geral da entidade, em maio de 2025, com aprovação unânime. Com isso, o Instituto JNG passa a integrar um seleto grupo de organizações internacionais comprometidas com os direitos humanos, a vida independente e a inclusão na comunidade, em consonância com os artigos 12 e 19 da Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD).

A associação reforça o compromisso do Instituto JNG em atuar em diálogo com boas práticas internacionais, conectando o Brasil às políticas públicas e modelos de apoio já consolidados na Europa. O JNG foi reconhecido em 2024 com o Prêmio de Direitos Humanos da União Europeia pela criação da primeira moradia para vida independente com apoio personalizado no Brasil. Na ocasião, a presidente Flavia Poppe viajou à Bruxelas para reuniões estratégicas com representantes do Parlamento Europeu, do governo da Bélgica e de organizações da sociedade civil dos 27 países da União Europeia, onde conheceu a EASPD. Veja nas fotos abaixo.

Visita ao escritório da EASPD em setembro de 2024

 Segundo Flavia Poppe, “Para nós, do Instituto JNG, o ingresso na EASPD marca um novo ciclo de nossa atuação e amplia nosso acesso a conhecimento técnico, articulação política e redes globais comprometidas com a transformação da vida de pessoas com deficiência”.

Sobre a EASPD: A Associação Europeia de Prestadores de Serviços para Pessoas com Deficiência (EASPD) é a principal voz dos serviços para pessoas com deficiência em toda a Europa. Representando mais de 20.000 serviços em mais de 46 países diferentes, acreditamos que os serviços de apoio desempenham um papel fundamental em permitir que as pessoas desfrutem de seus direitos humanos em base de igualdade, independentemente da deficiência ou de qualquer outro fator. Nosso trabalho se concentra em áreas-chave essenciais para a prestação de apoio de qualidade: Vida Inclusiva, Emprego, Educação, Intervenção na Primeira Infância, Tecnologia Centrada na Pessoa, Desenvolvimento da Força de Trabalho e Recursos Humanos, Artes, Cultura e Esporte e Impacto Político. Para saber mais, acesse: https://easpd.eu/

Sobre o Instituto JNG: Organização da Sociedade Civil (OSC)  que concebe, desenvolve e implementa projetos e iniciativas em prol da autonomia e da vida adulta independente de pessoas neurodivergentes, com deficiência intelectual ou qualquer condição que necessite de apoio nas rotinas do dia a dia. Integra a Rede Brasileira de Inclusão – a Rede In, que congrega 14 entidades da sociedade civil comprometidas com a garantia dos direitos das pessoas com deficiência. Nos últimos três anos, impactou mais de 400 famílias, lançou a primeira moradia para vida independente do Brasil e recebeu o Prêmio de Direitos Humanos da União Europeia 2024: Juntos pela Inclusão.

Skip to content