Inclusão Laboral
A inclusão laboral da pessoa com deficiência é um processo complexo que precisa considerar tanto as habilidades individuais quanto as demandas do ambiente de trabalho.
Nosso propósito é conectar jovens adultos com deficiência ao mercado de trabalho, utilizando nossa metodologia de autonomia para a vida independente. Firmamos parceria com Alexandre Betti, referência em emprego apoiado no Brasil, e atuamos em rede com profissionais experientes nas áreas de deficiência e empregabilidade.
Nosso programa voltado para as famílias é composto por três etapas:
FASE I: Avaliação de Perfil Profissional e Indicação de Potenciais Empregadores
O que fazemos: identificamos os interesses, pontos fortes e as necessidades de apoio do candidato em relação ao trabalho. Nessa fase, também indicamos potenciais empregadores com base na Metodologia do Emprego Apoiado. O trabalho é conduzido por profissionais com experiência nas áreas da pessoa com deficiência e empregabilidade.
Como fazemos: utilizamos um questionário estruturado para entrevistar seu filho, sua família e, se necessário, a rede de apoio (terapeutas, médicos, e etc.). Realizamos observações em situações sociais, como encontros em shopping centers ou deslocamentos pela cidade e conduzimos visitas técnicas e conversas com profissionais das áreas de interesse para mapear as oportunidades.
FASE II: Desenvolvimento e Contratação Profissional
O que fazemos: definimos, junto ao empregador, a personalização da vaga, que, na maioria das vezes, requer horários de trabalho diferentes dos demais empregados e também os recursos de acessibilidade necessários para uma participação segura, plena e significativa da pessoa com deficiência.
Como fazemos: realizamos uma descrição detalhada da função, planejamos os apoios necessários para o sucesso e definimos uma pessoa de referência na equipe do contratante. É a fase de sensibilização e capacitação da equipe que receberá o novo funcionário.
FASE III: Acompanhamento
O que fazemos: facilitamos a integração do contratado junto à equipe e à empresa ao longo de um período específico, indicado pelo profissional especializado.
Como fazemos: nos primeiros três meses, realizamos reuniões periódicas com o contratado, o gestor e a equipe para monitorar o progresso e resolver possíveis desafios. No primeiro mês, essas reuniões acontecem semanalmente. No segundo e terceiro meses, a cada quinze dias. A partir do quarto mês, as reuniões passam a ser mensais.
Interessou? Vem com gente! Clique aqui e preencha seu dados.
A empregabilidade de jovens e adultos com deficiência também depende do setor empresarial
Nosso programa também abrange empresas: se você está buscando uma solução para promover a inclusão social em sua empresa, com método, processo e indicadores, fale com a gente!
Mas como funciona? Nosso objetivo é construir pontes com empresas para contribuir para o acesso ao direito do trabalho da pessoa com deficiência, garantindo uma experiência inclusiva e enriquecedora para todos.
E o que propomos?
- Suporte no recrutamento e seleção;
- Capacitação de lideranças e equipes;
- Acompanhamento com métricas que contribuem para a gestão;
- Apoio à pessoa com deficiência no desenvolvimento de seu potencial no âmbito das relações de trabalho, buscando oportunidades adequadas ao seu perfil profissional.
Quer solicitar uma proposta? Envie um e-mail para laboral@institutojng.org.br