Menu

Avaliação de Perfil e Autonomia

O que é?

É a primeira etapa do processo de entrada na Moradia. É por meio desse instrumento que avaliamos a autonomia do adulto com deficiência no que diz respeito às suas atividades de vida diária. Ela nos permite identificar o nível de suporte que ele vai precisar no dia a dia na nova moradia para viver e morar com mais autonomia e independência.

Sobre o questionário

A Avaliação tem como base a aplicação do questionário Habilidades e Desafios para Moradia Independente do JNG, com mais de 200 perguntas, levantando informações sobre as características pessoais e de saúde, assim como, as principais rotinas e atividades necessárias, e também os desejos, sonhos e aspirações. É feito tanto com o(a) futuro(a) morador(a) quanto com a sua família, por meio de entrevistas separadas. Destacamos que a família tem papel relevante no apoio emocional e, naturalmente, motivacional e de confiança em relação a esse passo importante da vida adulta. Esse apoio também é imprescindível na definição das rotinas diárias de morar sozinho e das atividades cotidianas, como a busca de trabalho/emprego, a escolha de cursos, a indicação de lazer e entretenimento. 

Os seguintes aspectos são avaliados:

  1. Rotina e agenda
  2. Saúde
  3. Higiene e limpeza pessoal
  4. Comidas e compras
  5. Cuidados com a roupa
  6. Manutenção e limpeza da casa
  7. Dinheiro
  8. Vínculo Inicial (atitudes sociais)
  9. Lazer
  10. Apropriação da casa
  11. Uso de transporte
  12. Segurança
  13. Conhecimento do bairro

Plano Personalizado de Apoio (PPA)

A partir dos dados e informações coletadas, a equipe de especialistas traça o Plano Personalizado de Apoio (PPA) para o(a) morador(a), indicando a quantidade e a periodicidade do suporte, caso decida viver na Moradia Independente do JNG. Ele(a) aprenderá aos poucos, como todo(a) jovem adulto(a), como se cuida de uma casa e da sua própria rotina, adquirindo confiança e prática nas funções necessárias para o manejo do seu próprio lar. 

Reconhecemos a importância da Avaliação de Perfil e Autonomia para pessoas com deficiência intelectual e/ou no Transtorno do Espectro Autista (TEA), suas famílias e rede apoio. Por isso, ela pode ser contratada sem a necessidade de entrada na Moradia Independente JNG, visando mapear os apoios necessários que o adulto com deficiência para ser mais autônomo e independente em seu dia-a-dia. Para saber mais, entre em contato pelo e-mail moradia@institutojng.org.br

Acompanhe o JNG!

Cadastre seu e-mail para receber materiais exclusivos, convites para os nossos eventos, além da nossa newsletter mensal com notícias e novidades do JNG

Whatsapp JNG
Skip to content