O Instituto
Sobre o Instituto JNG
Vida adulta independente: Protagonismo, Cidadania e Autonomia com Suporte
Somos uma Organização da Sociedade Civil que há 13 anos atua com foco na transição para a vida adulta independente de jovens e adultos neurodivergentes e/ou deficiência intelectual, um tema ainda hoje pouco discutido na sociedade civil e na agenda política.
Nosso farol é a Convenção da ONU e o Artigo 19 da Convenção Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência: Vida Independente e Inclusão na Comunidade
O Instituto JNG é um espaço onde cada pessoa neurodivergente e/ou com deficiência intelectual é reconhecida na sua totalidade, respeitada em sua individualidade e convidada a ocupar seu lugar no mundo com dignidade, apoio e autonomia. Onde cada família é acolhida, com empatia, respeito e escuta ativa.
Não temos soluções padronizadas, pois nosso compromisso é com a singularidade de cada pessoa, acolhendo os ritmos e as realidades únicas. Nossas práticas são pautadas por inovação social e protagonismo dos sujeitos, rompendo com os modelos tradicionais de cuidado e assistência.
Atuamos em três eixos integrados:
Moradia: um modelo inovador, com apartamentos individuais e suporte contínuo para desenvolver autonomia e independência com segurança.
Trabalho e renda: identificamos interesses, pontos fortes e necessidades de suporte para inserção no mercado de trabalho com apoio e adaptação, utilizando a metodologia do emprego apoiado.
Educação e Suporte: capacitação para a vida adulta, mentorias e program de suporte personalizado em casa, para desenvolvimento de habilidades de adolescentes e jovens na transição para vida adulta.
Em todos os nossos programas oferecemos um ambiente seguro, respeitoso e empático para os participantes e suas famílias. Oferecemos estrutura, metodologia e acompanhamento técnico para que cada passo dado no caminho da autonomia seja seguro para todos os envolvidos.
Sabemos que não existem respostas prontas e a personalização é o que torna nosso trabalho profundamente humano. No Instituto JNG, cada plano de apoio é construído de forma única, considerando as necessidades, desejos e possibilidades de cada indivíduo e seu núcleo familiar.
A personalização das ações, o compromisso com a autonomia e o cuidado ético com cada trajetória tornam o JNG uma referência inovadora e afetiva no campo da inclusão social produtiva. Nosso trabalho se constrói todos os dias com base em uma verdade simples: ninguém está só.
A verdadeira inclusão social é quando a comunidade abre os espaços para integrar pessoas diversas não por compaixão, mas sobretudo porque admite que pode aprender com essa convivência e, dessa forma, se enriquecer como humanidade.
“Aqui, somos comunidade. Somos parceria. Somos ação. Porque transformar a vida de uma pessoa transforma o mundo de todos.”
Missão
Transformar é a nossa missão. Queremos transformar realidades, trajetórias, possibilidades. Transformar a vida de cada participante, fortalecendo sua autonomia; transformar o olhar das famílias, promovendo segurança e confiança; e transformar a sociedade, inspirando novas formas de convivência, respeito e inclusão produtiva..
Visão
Ser um hub de inclusão produtiva, uma comunidade viva que compartilha aprendizados, saberes, redes de apoio, soluções e ações transformadoras para, juntos, construirmos caminhos possíveis, acessíveis e sustentáveis para a vida adulta independente.
Valores
➤ Parceria: nenhuma transformação verdadeira se faz sozinha. A parceria é o alicerce de todas as nossas relações — entre o Instituto, as famílias, os participantes, os agentes de suporte, os profissionais de saúde e educação, o setor imobiliário, o poder público e a iniciativa privada
➤ Defesa de Direitos: nosso compromisso é com a dignidade humana e o pleno exercício dos direitos, para que todos ocupem seu espaço na sociedade de forma plena e legítima
➤ Família: atuamos como parceiros sensíveis, oferecendo suporte técnico, emocional e social, para encorajar as famílias a apoiarem seus filhos/irmãos em caminhos de maior autonomia e realização pessoal.
Frentes de atuação

Histórico
O Instituto JNG nasceu em 2013 da vivência e da jornada de Flavia, Ana e Mônica. Três mães que conhecem, na pele e no coração, os desafios de criar filhos com neurodivergências em uma sociedade que ainda não está preparada para acolher suas singularidades. Viveram as angústias, as buscas solitárias, as barreiras invisíveis e explícitas — e, mais do que tudo, a urgência de construir caminhos reais de inclusão produtiva e autonomia para toda a sociedade. E assim criaram o Insituto JNG, um espaço criado por quem conhece as dores e as potências desse percurso.
João, Nicolas e Gabriella, as iniciais de JNG, estavam encerrando a fase escolar e suas mães compartilhavam preocupações e angústias em relação ao futuro. Decidiram então fundar o Instituto JNG para promover o debate sobre a vida adulta independente de jovens neurodivergentes e/ou deficiência intelectual, focando em um tema pouco abordado por conta da sua complexidade: moradia.
Estudaram e mapearam moradias para pessoas com deficiência no Brasil e no exterior. Em 2015, visitaram a Ability Housing, na Inglaterra e formalizaram uma parceria para trazer o modelo para o Brasil. Mobilizaram os principais atores na inclusão de pessoas com deficiência com o intuito de debater sobre essa necessidade e fomentar políticas públicas. A moradia para a vida independente, embora já consolidada em países como Israel, Holanda, Inglaterra e Espanha, até hoje é praticamente desconhecida no Brasil.
Como toda ideia inovadora, enfrentou – e ainda enfrenta – a resistência e desconfiança de famílias e profissionais. Para viabilizar a primeira moradia para vida independente do Brasil foi preciso, então, “colocar a mão na massa”. No final de 2020, formamos um grupo-piloto com 16 famílias, pais e filhos de 19 a 36 anos, para discutir a possibilidade de lançar o projeto com recursos próprios. Em agosto de 2021, quatro famílias toparam o desafio e selamos uma parceria imobiliária com a ULiving. Em novembro de 2021, Juliana, Manuela, Nicolas e Pedro se mudaram; Daniel e Eduardo chegaram dois meses depois para compor o grupo de moradores pioneiros. Clique aqui para ver como foi a inauguração da Primeira moradia para vida independente do Brasil

Acompanhe o JNG!
Cadastre seu e-mail para receber materiais exclusivos, convites para os nossos eventos, além da nossa newsletter mensal com notícias e novidades do JNG