Menu

Instituto JNG amplia programa ‘MeuSuporte’ para atender adolescentes a partir dos 15 anos

Com foco no desenvolvimento de habilidades e autonomia, o programa segue a metodologia do apoio centrado na pessoa

Criado para atender adultos com deficiência intelectual, síndrome de down e/ou autismo que já moravam sozinhos, o programa MeuSuporteJNG amplia seu alcance para atender à demanda de muitas famílias que nós recebemos no último ano – preparar seu filho(a)adolescente para a transição para a vida adulta independente com foco nas atividades de vida diária.

Assim, o MeuSuporte passa a atender também adolescentes a partir dos 15 anos e jovens adultos que ainda moram com a família, através de suporte profissional e individualizado. O objetivo é estimular a conquista de autonomia e independência a partir do desenvolvimento de habilidades: autocuidado, alimentação, segurança e uso do dinheiro, entre outras. Os profissionais são capacitados na metodologia JNG e, assim como todos os agentes de apoio, tem uma abordagem empática e respeitosa. Nossa equipe tem o olhar para a pessoa e não para sua deficiência, para as suas possibilidades e não para as suas limitações. O MeuSuporte leva a metodologia do apoio centrado na pessoa para a casa da família, com a experiência e o suporte da equipe que lidera o programa de Moradia Independente. 

O Programa MeuSuporte inicia-se com uma avaliação detalhada do perfil e nível de autonomia de cada jovem para mapear as áreas que necessitam de apoio no dia a dia e também  aquelas que ele/a deseja desenvolver para alcançar seus sonhos e aspirações. Essa avaliação é feita por uma especialista da equipe JNG a partir de entrevistas com o jovem e seus familiares, aplicando um questionário com mais de 250 perguntas, estruturado por áreas específicas.

O resultado da avaliação é um relatório técnico, sem cunho terapêutico, que recomenda o número de horas e a frequência do suporte necessário nas diversas áreas e orienta o Plano Personalizado de Apoio (PPA). O PPA é construído em conjunto com o jovem e seus familiares, para definição das prioridades, objetivos, metas e cronograma. A cada semestre é feita uma Avaliação Periódica e a revisão do PPA, para analisar estratégias e propor novas abordagens caso seja necessário.

O MeuSuporte está ligado à coordenação técnica da Moradia Independente, que lidera e orienta os agentes de apoio. A supervisão é das especialistas do nosso Conselho Técnico multidisciplinar. Flavia Poppe, CEO e co-fundadora do JNG, destaca que o novo programa “é a consagração da importância de ter o suporte como fator mediador para que o jovem com deficiência esteja plenamente inserido na sociedade.

Ficou interessado? Preencha nosso formulário para solicitar uma proposta.

Lívia e Tathi

Sobre o MeuSuporteJNG:

O programa surgiu a pedido da atriz, escritora e ativista Tathiana Piancastelli, de 38 anos, e sua família, que participaram do grupo-piloto de moradia independente. Tathi sempre teve a meta de morar sozinha e daí veio a proposta da família para que o JNG desenvolvesse um caminho para dar o apoio personalizado, com a metodologia do JNG. Hoje, Tathi é casada e conta com o suporte de Lívia Castro, especialista da equipe JNG, formada em psicologia, com experiência em inclusão e emprego apoiado.

Para saber mais, clique aqui.

Acompanhe o JNG!

Cadastre seu e-mail para receber materiais exclusivos, convites para os nossos eventos, além da nossa newsletter mensal com notícias e novidades do JNG

Whatsapp JNG
Skip to content