Menu

Quem somos

Somos uma Organização da Sociedade Civil que atua em prol da autonomia e independência de adultos com deficiência intelectual, com foco em moradias independentes. Nosso modelo e referência é a Ability Housing, organização britânica com 30 anos de existência e com a qual temos um acordo de cooperação técnica. Saiba mais clicando aqui e aqui.

Iniciamos nossa jornada há 7 anos, mas ainda hoje a transição para a vida adulta da geração de jovens que se beneficiaram da educação inclusiva é um tema pouco discutido na sociedade civil e excluído das agendas de políticas públicas. O Instituto JNG nasceu dessa preocupação: qual perspectiva da geração de jovens com deficiência que se beneficiaram da educação inclusiva quando se tornam adultos?

Desde então, atuamos para sensibilizar a sociedade, o poder público, o mercado, as famílias e organizações sobre a construção de autonomia e possibilidades de escolha da pessoa com deficiência, seus direitos e desejos.

Ter sua própria casa é um dos pilares da vida adulta, uma etapa essencial de emancipação, de empoderamento, autoestima e autoconfiança. Na sua privacidade vai se estruturando, aos poucos, autonomia e independência. E precisamos dar essa oportunidade aos jovens e adultos com deficiência.

É preciso deixar que façam escolhas e respeitar suas decisões, deixá-los falar e responder. É preciso acreditar que são capazes, permitir que aprendam, dar-lhes a opção de “ter sua própria vida”.

Adultos com deficiência podem morar sozinhos, ou com quem desejarem, desde que tenham o suporte individualizado para facilitar o processo de aprendizagem de tarefas rotineiras. Esse apoio é dado por uma equipe de profissionais especializados, levando em consideração as habilidades de cada pessoa. Com a moradia adequada, é possível à pessoa com deficiência desenvolver sua autonomia e independência ao longo da vida inteira. Saiba mais clicando aqui.

O que fazemos?

PRIMEIRA MORADIA INDEPENDENTE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO BRASIL

Inédita no Brasil, a moradia independente do Instituto JNG traz um novo olhar sobre o adulto com deficiência intelectual e autismos, com foco em protagonismo, empoderamento, autonomia e independência. Depois de um intenso processo de inclusão e educação desde seu nascimento, existe uma lacuna na transição para a vida adulta dessa geração mais ativa, longeva, empoderada e consciente de seus direitos. Muitas vezes, esses jovens são infantilizados, até mesmo vistos como incapazes e impedidos de fazer escolhas e tomar decisões.

A primeira moradia independente do Brasil localiza-se no Rio de Janeiro, no prédio da ULiving no bairro do Flamengo, com grande oferta de serviços, comércio, lazer e transporte público, de frente para o arborizado Aterro do Flamengo. Cada morador tem seu apartamento, sua privacidade e sua própria rotina, em um prédio comum, onde vivem pessoas sem e com deficiência. Sem isolamento, sem residências segregadas, com privacidade, liberdade e autonomia, como garantido na Convenção da ONU e na Lei Brasileira de Inclusão.

“Isso só é possível quando conseguimos oferecer o apoio adequado. Apoio que nasce da certeza de que as pessoas com deficiência devem, e podem, ter autonomia para viver como são, mesmo com limitações. A função principal do apoio do JNG é respeitar a dignidade e integridade da pessoa, seja quem ela for”, diz Flávia Poppe, diretora e uma das fundadoras do Instituto JNG.

Projeto inovador e baseado no modelo social da deficiência, a moradia independente JNG possibilita que adultos com deficiência continuem seu processo de desenvolvimento de habilidades e competências ao longo de toda a vida, com segurança e apoio profissional. Sua metodologia exclusiva faz uma análise aprofundada da singularidade de cada morador, levando em conta seus direitos e suas escolhas, e tem metas, avaliações e controle de qualidade.

A moradia independente é transformadora, muda a dinâmica do convívio social nas comunidades, prédios e bairros, quebrando barreiras e desconstruindo a cultura do capacitismo. Ela estimula e favorece a interação e o aprendizado das pessoas com deficiência, e o seu pleno acesso aos recursos da sociedade.

Por que fazemos?

J, N e G são as iniciais de João, Nicolas e Gabriella, três jovens colegas de escola no Rio de Janeiro na condição do espectro do autismo (T.E.A.). Ana, Flavia e Mônica, suas mães, compartilhavam preocupações e angústias em projeção ao momento de encerramento da fase escolar.

Decidiram fundar o Instituto JNG para promover o debate sobre a vida adulta das pessoas com deficiência intelectual, focando em um tema pouco abordado, por conta da sua complexidade: o direito à moradia. O Instituto JNG defende a ideia de que a pessoa com deficiência intelectual precisa ter a perspectiva de sair da casa dos pais, assim como um trabalho/ocupação e uma vida social própria, para que faça a transição para a vida adulta de forma digna, com autonomia e o mais independente possível.

Nossos pilares

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed sit amet imperdiet massa, vitae interdum est. Nulla facilisis sollicitudin lectus in eleifend. Vestibulum ante ipsum primis in faucibus orci luctus et ultrices posuere cubilia curae; Etiam tempus, risus id mollis tincidunt, risus dui congue enim, sagittis aliquam erat leo laoreet enim. Nulla finibus at neque eu sollicitudin. Aenean consectetur sollicitudin congue. Quisque in tellus convallis, sollicitudin dui eu, commodo lectus. Duis interdum nec quam ac facilisis. Aliquam dignissim facilisis ipsum quis elementum.

Arquitetos e Urbanistas
Curabitur sit amet massa lacus. Pellentesque sed tincidunt velit. Curabitur eu scelerisque nisi. Nulla condimentum cursus eros eu bibendum. Integer id tortor aliquam felis aliquam sagittis. Donec consequat orci sit amet vehicula pretium. Phasellus facilisis sed nisi ut laoreet. Nullam egestas quis tellus at ultricies.

Profissionais de Saúde, Educadores e Terapeutas
In bibendum lobortis ipsum. Vestibulum in metus metus. Suspendisse vitae laoreet est. Sed sit amet sem eu diam pellentesque tincidunt. Proin fermentum in eros volutpat volutpat. Proin non commodo mauris. Sed id congue leo, quis suscipit ligula. Vivamus rhoncus imperdiet consequat. Suspendisse eleifend purus nec congue egestas.

Políticas Públicas
Sed at facilisis metus. In blandit massa a sapien lacinia, et varius lacus elementum. Vestibulum condimentum pretium sem. Donec ac erat dignissim, tincidunt ipsum a, pretium nisl. Integer suscipit nulla vel accumsan dictum. Nulla tincidunt in eros vel faucibus. Nullam scelerisque arcu nec orci sagittis fringilla. Sed aliquam eros at mi egestas scelerisque.

Famílias
Mauris non mauris id nisi mollis euismod laoreet sit amet leo. Suspendisse potenti. Suspendisse potenti. Mauris ultricies est vel sapien sodales dictum. Donec ex metus, consequat nec fermentum eu, rhoncus vitae sem. Proin viverra ante faucibus ultricies commodo. Fusce interdum orci eu ipsum pellentesque finibus.

Como nos financiamos?

As moradias independentes para PcD promovem a diversidade e a inclusão em comunidades/bairros, derrubando muros e preconceitos, mudando a dinâmica do convívio social e estimulando a interação e o aprendizado entre as diversas formas e possibilidades de vida local. Todos ganham.

Além das doações de indivíduos e empresas, contamos com a venda de produtos e o apoio de empresas alinhadas aos nossos valores, academia e entidades diversas.

  • Quer colaborar com um mundo mais diverso e inclusivo? Clique aqui.
  • Para instituições, oferecemos assessoria para montagem de projetos de moradias independentes, incluindo:
  • Modelo de governança para captação de recursos via emissão de debêntures de acordo com a Instrução 588 da CVM.
  • Conjunto de contratos jurídicos que viabilizam a operação de um modelo de moradia independente (estatuto de condomínio, modelo de contrato de aluguel baseado em decisão apoiada de acordo com a Lei 13.146).
  • Metodologia para o Programa de Suporte Individualizado baseado nos instrumentos da Ability Housing Association, adaptado a realidade brasileira.
  • Capacitação de profissionais.
  • Serviços para o desenvolvimento de autonomia de jovens adultos com deficiência intelectual com o objetivo de “morar sozinho”.

Para mais informações, entre em contato através do e-mail comunicacao@institutojng.org.br

Como me inscrever?

O primeiro passo é fazer uma Avaliação de Perfil e Autonomia, um raio x das habilidades e autonomia do adulto com deficiência, a partir de entrevistas com ele (a) e sua família ( mãe, pai, irmãos) conduzidas por nossa equipe multidisciplinar de especialistas. Nessas entrevistas, são mapeadas as rotinas, atividades e aspirações, em diversas áreas da vida: saúde, lazer, segurança, finanças, alimentação etc.

Não é uma avaliação sobre estar apto ou não apto, mas sim para definir o segundo passo fundamental para a moradia independente do JNG: o Plano Personalizado de Apoio (PPA), que mapeia os apoios necessários para que o adulto com deficiência viva com autonomia e o mais independente possível em sua casa e no seu dia a dia. Mesmo sendo altamente dependente, o adulto com deficiência deve exercitar sua autonomia de escolha, ainda que não tenha independência para executar tarefas. Do simples fato de ter sua própria casa, sua privacidade, haverá muitos estímulos para que amplie sua prática de autonomia.

Hoje a moradia é totalmente financiada pelas famílias e doações esporádicas. O Instituto JNG não tem patrocínio privado, e infelizmente as políticas públicas ainda não contemplam a moradia independente, mas estamos em constante diálogo com governos e Ministério Público para que seja uma realidade para todos!

Quer levar a moradia independente JNG para sua cidade ou Estado? Clique aqui e conheça nossos serviços de consultoria e treinamento.

Acompanhe o JNG!

Cadastre seu e-mail para receber materiais exclusivos, convites para os nossos eventos, além da nossa newsletter mensal com notícias e novidades do JNG

Whatsapp JNG
Skip to content